Rê-Começando Bem!

COMO DESTRALHAR A CASA: O GUIA DEFINITIVO!

Como destralhar

Um guia passo a passo para se livrar da bagunça de uma vez por todas!

Como prometi no post anterior, “COMO COMEÇAR A SE ORGANIZAR”, vamos agora nos concentrar mais detalhadamente sobre esta etapa tão importante em todo processo de organização: “COMO DESTRALHAR A CASA!”

Destralhar é um termo que você não vai encontrar oficialmente no dicionário da Língua Portuguesa, mas acredito não haver palavra que melhor expresse o ato de se livrar de tralhas; se desfazer de cacarecos, bugigangas, coisas velhas, inúteis e sem valor”.

De acordo com o Dicionário Cambridge , o verbo DECLUTTER significa “remover coisas que você não precisa de um lugar, para torná-lo mais agradável e mais útil”. Assim, tenho a impressão de que o termo DESTRALHAR, que hoje já se tornou jargão oficial no mundo da organização, seja uma tradução livre desse termo em inglês.

Porém, independente da sua etimologia, o que realmente importa, é o que a palavra “DESTRALHAR” significa na prática: livrar-se de tudo o que você não precisa, não gosta, não usa, não serve ou não faz mais sentido dentro do seu contexto de vida atual!

Abra espaço para o novo!

Depois do destralhe, sua casa finalmente estará livre dos excessos, pronta para ser organizada e você experimentará uma sensação de leveza tão grande, que desejará mantê-la assim para sempre!

Pensando nisso, preparei uma Checklist para te ajudar a começar! Ela não tem a pretensão de ser definitiva, nem abrange todos os itens que uma casa possui, mas pode ser usada como um guia para te orientar durante todo o processo.

Saiba porém, que a luta pode ser grande! Eu, por exemplo, levei cerca de um ano para destralhar a minha casa toda, pois não dispunha de tempo para me dedicar exclusivamente e fazer tudo de uma vez, como naquele programa, “Ordem na casa com Marie Kondo”, (Netflix). Por isso, dividi a “guerra” contra a bagunça em batalhas menores e consegui! Tenho certeza de que você também conseguirá! Vamos lá?

COMO DESTRALHAR A CASA!

1. Defina previamente qual será o destino do seu descarte.

O destralhe segue tranquilo, até chegar o momento de decidir o que fazer com todos os itens que você pretende descartar. Para mim, essa foi a etapa mais difícil e cansativa de todo o processo, porque eu não queria simplesmente “jogar as minhas coisas no lixo”, por uma questão de consciência ambiental e também porque a maioria delas estava em ótimo estado.

Porém, existem algumas alternativas que oferecem um final mais “honroso” às suas coisas do que o lixo, propriamente dito: você pode doar o que estiver em boas condições para entidades assistenciais, dar de presente, vender, trocar, reciclar ou reaproveitar para outros fins. Certamente, ter em mente que o seu destralhe poderá alegrar alguém ou até render um dinheirinho extra, já dá uma animada, não é?

  • Primeiramente, entre em contato com entidades assistenciais, sebos e brechós para saber como proceder. Que tipo de doações aceitam? Qual o horário de atendimento? Podem vir retirar ou você precisa levar?
  • Depois, pesquise por cooperativas específicas para descarte de eletrodomésticos, eletrônicos, produtos químicos, restos de materiais de construção e recicláveis em geral.
  • Também procure por sites de venda on-line como ENJOEI, MERCADO LIVRE e OLX, para conhecer as regras, pode valer a pena!
  • E finalmente, separe caixas específicas para: “Doações”, “Presentes”, “Venda” e “Reciclagem”.

2. Defina cada etapa de acordo com o tempo que terá disponível.

  • Tem 15 minutos? Uma caixa, uma pasta, uma gaveta, uma prateleira.
  • Tem 1 hora? Uma cômoda, um armário, uma estante, uma categoria.
  • Tem 1 dia? Um cômodo ou um contexto (livros, brinquedos, roupas…)
  • Tem 1 semana, 1 mês? Dá para fazer um “arrastão” geral e por aí vai.

Acima de tudo, nunca comece o que você não pode terminar! Destralhar demanda tempo e energia: Você precisa analisar cada item, um por um e decidir o que fazer com ele! Por isso, não tem como fazer as coisas apressadamente! Já pensou começar o dia “debulhando” um quarto inteiro, não dar conta e ter que dormir em cima da bagunça? Nem pensar!

3. Defina um roteiro e seja perseverante!

Passei quase um ano destralhando a minha casa, sem pressa, confiando no processo e desfrutando profundamente de cada etapa! Eu havia acabado de voltar para o interior, depois de nove anos morando em São Paulo e estava recomeçando uma nova vida, me readaptando a uma nova realidade e o destralhe funcionou como um catalisador de todo esse processo de mudança.

Meu objetivo era simplificar a vida, me livrar dos excessos, ter uma casa mais fácil de cuidar e assim, ter mais tempo disponível para me dedicar a novos projetos. Então, eu arregacei as mangas e fui até o fim! Sem sombra de dúvidas, foi uma aventura muito significativa em todos os sentidos, o que me trouxe grande alegria e satisfação.

Comece a destralhar a casa e descubra a liberdade de viver com menos!

Resumindo, desejo muuuito que você também experimente a incrível sensação de leveza e bem estar que uma casa minimizada proporciona aos seus moradores, por isso, esse post e Checklist foram preparados com muuuito carinho para te incentivar a começar! Aproveite sem moderação… 🤗🥰

(Clique para baixar a imagem em PDF)

O ato de Destralhar vai se tornando uma tarefa cada vez mais prazerosa, à medida que se transforma num exercício consciente de desapego que abre espaço para o novo e impede que a bagunça se instale novamente!

Acredite que é possível e desfrute do processo!
Vá em frente! Dê o primeiro passo!
Comece com uma gaveta, uma prateleira e não desista!
Depois me conte se não foi a melhor coisa que você fez na vida…

💙💛 Obrigada mais uma vez por estar aqui, faço tudo pensando em você! Se gostou, achou útil, curta e compartilhe esse post com aquela pessoa que também está precisando de uma forcinha para começar a se organizar.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão de tema, deixe aqui nos comentários, terei prazer em ajudar! Fique com Deus.

Beijo da Rê!

136

Impacte as pessoas ao seu redor, compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Pinterest
Telegram
Email
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Destacados:

Quem Sou Eu?

Olá! Eu sou a Ana Rê, autora do blog ‘Rê-Começando Bem!’ e estou aqui para ajudar você a simplificar e organizar a rotina doméstica. Assim, você faz o que precisa e ainda ganha tempo para as coisas que realmente ama. Sou uma mulher cristã, esposa, mãe e dona de casa, apaixonada pelo universo do lar e família, com mais de trinta anos de experiência.

Formada em Letras, certificada pela OZ! Organize como Personal Organizer Home e agora, escritora. Este blog é a realização de um sonho, a reunião de várias paixões em um mesmo lugar, e é dedicado especialmente a você! Obrigada por estar aqui.

Beijo da Rê.

Onde Me Encontrar:

Categorias:

Postagens Relacionadas:

Uma casa com vida!

Olá! Tudo bem? Hoje eu compartilho um texto leve, a poesia “Casa Arrumada”, de Carlos Drummond de Andrade. Estou pensando

119
Ler Mais...
Não há mais postagens para mostrar

Conteúdo Publicitário:

Rolar para cima