Rê-Começando Bem!

Lavar a louça, um ritual.

  “Enquanto você estiver vivo, vai ter louça.”  (Ida Feldman)

Confesso, lavar a louça não é a minha atividade preferida na vida! É um trabalho entediante, especialmente quando todas as refeições são feitas em casa, ou seja, tem a louça do café da manhã, do almoço, do lanche da tarde, do jantar… Haja motivação!

A praticidade de uma lava-louças e a divisão de tarefas entre os familiares trazem um certo alívio, mas, no final das contas, a maioria do trabalho acaba mesmo nas mãos das ‘donas-de-casa’ e parece não ter fim!

Ficar reclamando não ajuda em nada, pelo contrário, torna o serviço ainda mais enfadonho, além de criar, quase que diariamente, uma atmosfera bem desagradável no lar. Não queremos viver assim, não é?

Se lavar a louça faz parte da rotina de uma casa (e vai continuar fazendo…), não seria inteligente encarar o fato com uma atitude mental mais positiva e transformar o trivial num ritual mais prazeroso?

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens…”
Colossenses 3:23

Esse versículo bíblico, está dentro de um contexto maior, onde o apóstolo Paulo, numa carta à igreja na cidade de Colossos, discorre sobre virtudes a serem cultivadas e os deveres da família.

É incrível como tudo muda, quando você muda sua maneira de pensar!

Meditando nisso, tenho procurado não reclamar e encarar as tarefas domésticas como uma atitude de amor e serviço a Deus e à minha família. Ao mesmo tempo, descobri maneiras de tornar o processo um pouco mais prazeroso e até divertido! Quer experimentar?

  1. Pratique o mindfulness (atenção plena; estar total e completamente presente). Desligue-se de tudo e concentre-se exclusivamente na atividade em si: sinta a água, a temperatura, a espuma, o aroma, os movimentos, a sensação de limpeza, a postura do seu corpo, a sua respiração. Você deixa a pia limpa e de quebra, acalma a mente e baixa o nível de estresse.
  2. Dedique-se à oração. Aproveite o silêncio dos momentos a sós para falar com Deus, abrir seu coração, desabafar, meditar e agradecer. (Já derramei muitas lágrimas de alegria, tristeza e saudade sobre pratos, talheres e copos ensaboados…)
  3. Cultive o diálogo! Tem companhia? Que tal colocar o papo em dia, contar as novidades, dar risadas, fazer planos… Ótima oportunidade para envolver as crianças também!
  4. Divirta-se! Crie playlists no celular com as suas músicas preferidas, podcats, audiolivros, vídeos e palestras inspiradoras. Vai faltar louça para tanta opção!
  5. Crie desafios! Use um timer ou o cronômetro do celular e defina um tempo específico para terminar a tarefa! Bata seu próprio recorde!

Lembre-se que, apesar de ser considerado um dos trabalhos mais ‘detestáveis’ e desprezíveis de uma casa, o ato de lavar a louça está profundamente ligado à nossa saúde e bem-estar: envolve alimentação, higiene, cuidado e aconchego.

Significa também que você tem um lar, tem comida, tem companhia. Você abre a torneira e tem água corrente. Você estende os braços e tem mãos saudáveis. Acredite, você tem muito mais do que a maioria das pessoas deste mundo!

Existem bençãos escondidas nas coisas simples do cotidiano para quem desenvolve um olhar sensível. Lembre-se disso na próxima vez que precisar lavar a louça e com gratidão no coração, diga baixinho, ‘Obrigada’!

Tem alguma outra dica bacana para tornar esse momento mais prazeroso e divertido? Compartilhe aqui nos comentários, eu vou amar!

Beijo da Rê!

212

Impacte as pessoas ao seu redor, compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Pinterest
Telegram
Email
Twitter

2 comentários em “Lavar a louça, um ritual.”

  1. Boa noite!
    Cozinhar para mim é uma distração, um hobby. Fazer algumas receitas mais elaboradas ou segundo a minha filha, uma “releitura” de alguns pratos, é muito divertido.
    Mas quando chega a hora de lavar a louça, é um problema, principalmente porque utilizo quase tudo que está disponível na cozinha kkkkkkk.
    É possível notar aquela expressão de pânico quando meus filhos perguntam: “Quem fez o jantar?”
    Vou continuar cozinhando, mas prometo utilizar a menor quantidade de louças possível, na esperança que eles entendam que à minha maneira, também estou contribuindo com o bem-estar deles.

    1. Por: Ana Regina Alves

      Isso mesmo, trabalho em equipe! Com certeza, lavar a louça depois de uma deliciosa refeição, preparada com todo o carinho, vale a pena! kkkkk
      Boa noite! Bjs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Destacados:

Quem Sou Eu?

Olá! Eu sou a Ana Rê, autora do blog ‘Rê-Começando Bem!’ e estou aqui para ajudar você a simplificar e organizar a rotina doméstica. Assim, você faz o que precisa e ainda ganha tempo para as coisas que realmente ama. Sou uma mulher cristã, esposa, mãe e dona de casa, apaixonada pelo universo do lar e família, com mais de trinta anos de experiência.

Formada em Letras, certificada pela OZ! Organize como Personal Organizer Home e agora, escritora. Este blog é a realização de um sonho, a reunião de várias paixões em um mesmo lugar, e é dedicado especialmente a você! Obrigada por estar aqui.

Beijo da Rê.

Onde Me Encontrar:

Categorias:

Postagens Relacionadas:

Uma casa com vida!

Olá! Tudo bem? Hoje eu compartilho um texto leve, a poesia “Casa Arrumada”, de Carlos Drummond de Andrade. Estou pensando

119
Ler Mais...
Não há mais postagens para mostrar

Conteúdo Publicitário:

Rolar para cima