Rê-Começando Bem!

Como começar a se organizar

Ser uma pessoa mais organizada não é privilégio apenas para os nascidos com esse dom. Você também consegue!

Casa bagunçada, orçamento descontrolado, alimentação desequilibrada, agenda lotada, falta de tempo para a família, descanso e lazer… Tudo isso gera muito estresse e afeta diretamente a nossa saúde, relacionamentos e bem-estar.

Você sabe que precisa dar um basta! Sabe que não dá para continuar assim, correndo de um lado para o outro, apenas apagando incêndios, sem conseguir, efetivamente, acabar com o foco inicial do fogo: A desorganização! Sim, você sabe que ela é a grande culpada por você estar sempre cansada(o) e, mesmo trabalhando duro o dia todo, ir para a cama com aquela sensação frustrante de não ter feito o suficiente.

Os benefícios da organização estão além do simples prazer em ver tudo arrumadinho, eles se traduzem numa qualidade de vida muito superior!

  • Sua casa está em ordem. Não há excessos, cada coisa tem o seu lugar, as rotinas de limpeza e manutenção são facilmente executadas.
  • Seu orçamento está sob controle. As contas são pagas em dia, planeja os gastos com sabedoria e aprende a investir.
  • Sua alimentação está saudável. Planejando cardápios simples, nutritivos e variados para o dia a dia, consegue preparar refeições com mais praticidade e economiza nas compras do supermercado.
  • Sua rotina está tranquila. Você, enfim, consegue dedicar mais tempo para si mesma, para a sua família e novos projetos.

Tudo isso parece um sonho muito longe da sua realidade? Acha que a bagunça é tanta e em tantos aspectos, que parece impossível se tornar uma pessoa mais organizada?

Eu estou aqui para te dizer que sim, é possível recomeçar! Agora, já! Exatamente do ponto em que você se encontra, um passo por vez, até conquistar o topo da (sua) montanha!

“A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau.”
Mark Twain.

Eu sempre digo que “Organização é uma questão de hábito!” e a desorganização também!

Por que a casa está bagunçada? Porque você se habituou a viver num mundo de excessos, guardando coisas que não precisa, não usa, não serve, não gosta, não fazem mais sentido (tralhas!); tem o hábito de não recolocar os objetos no seu devido lugar após o uso; tem o hábito de procrastinar tarefas, o famoso “empurrar com a barriga”, entre outros.

Por que nunca sobra dinheiro? Porque você se habituou a não planejar suas despesas, a não controlar seus gastos, a não criar um fundo de reserva para emergências. Você se habituou a viver sempre no limite!

E por aí vai… Tudo nesta vida é questão de hábito! Quanto antes você assimilar essa verdade, melhor!

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito.”
Aristóteles

Se os teus hábitos atuais te condicionaram a um estilo de vida que não te faz feliz, não seria o momento de repensá-los? O que você tem a perder?

Se você permitir, eu gostaria de te ajudar, é para isso que esse blog existe!

Como começar a se organizar?

1. Defina o seu “PORQUÊ”.

Ter um objetivo claro e bem definido, te ajuda a manter o foco e a motivação, porque (re)organizar a vida dá trabalho, demanda tempo, energia e paciência. Saber exatamente onde você quer chegar, te estimula a prosseguir, não te deixa desistir e te dá ânimo para continuar fazendo o que for preciso! Veja alguns exemplos para se inspirar antes de começar.

  • “Eu vou definir e organizar as minhas prioridades para poder me dedicar melhor ao que realmente importa.”
  • “Eu vou organizar a minha casa porque quero investir menos tempo e dinheiro na sua limpeza e manutenção.”
  • “Eu vou organizar o armário para me livrar de tudo o que não gosto/não uso/não serve, ganhar mais espaço, visualizar melhor roupas, calçados e acessórios, para me arrumar com mais tranquilidade.”
  • “Eu vou organizar um cardápio semanal para agilizar o preparo das refeições e economizar no supermercado, comprando apenas o necessário.”
  • “Eu vou organizar minhas finanças porque quero economizar para aquela viagem dos sonhos em família.”

2. Livre-se dos excessos!

“Sua casa é um lugar para se viver, não para armazenar coisas.” Francine Jay

“É por isso que você precisa começar desfazendo-se de coisas… se você começar a organizar sem ter feito o descarte do excesso previamente, sofrerá o efeito rebote.”
Marie Kondo

“Não é possível organizar tralha. Logo, para organizar é preciso destralhar!”
Thais Godinho

“Nunca organize o que você pode descartar.”
Joshua Becker

O destralhe é, definitivamente, o passo fundamental nessa jornada rumo a uma vida mais organizada! Então, comece com o pé direito!

Livre-se de tudo o que não gosta, não precisa, não usa, não serve, não tem conserto e não faz mais sentido no seu contexto de vida atual.

Devido ao apego natural, essa pode ser uma etapa muito difícil para algumas pessoas. Escolher o que deseja manter, ao invés do que deseja descartar, é uma maneira melhor de começar. Vá no seu ritmo, mas seja consistente até destralhar tudo! Sim, tudo! Defina qual estratégia funciona melhor para você: (No próximo post, pretendo focar nesse tema mais detalhadamente, não perca!)

  • Tudo de uma vez, a casa inteira, como um grande evento.
  • Por contexto: roupas, acessórios, livros, louças, decoração…
  • Por cômodo ou área: quartos, salas, cozinha, escritório, garagem…
  • Por períodos pré-definidos de tempo, todos os dias, até terminar.

Todo o esforço será recompensado quando caminhar pelos cômodos da sua casa recém-minimizada, abrir armários e gavetas e perceber quanto espaço ganhou! Uma sensação indescritível de leveza e bem-estar invadirá todos os ambientes e você se sentirá motivada a prosseguir!

* Importante: Defina previamente o destino do seu destralhe! O que não tem mais utilidade para você, pode ajudar outras pessoas. Você pode doar o que estiver em boas condições para entidades assistenciais, dar de presente, vender, reciclar/reaproveitar ou então, jogar no lixo, lembrando-se de fazer o descarte consciente.

3. Crie um sistema de organização.

É hora de arregaçar as mangas e colocar a cabeça para funcionar: Agora você está pronta para começar a organizar!

A. Cada coisa em seu lugar!

Defina um lugar lógico para cada coisa, levando em consideração a categoria, a funcionalidade e a praticidade. Todos os itens da sua casa precisam de um local específico para serem guardados e rapidamente acessados. Itens de uma mesma categoria devem ser agrupados e guardados próximos ao seu local de uso. (Veja abaixo alguns exemplos)

  • Pratos, travessas, tigelinhas (para cereal ou sobremesa), copos, xícaras e talheres usados para servir refeições diárias, devem ser guardados no armário da cozinha mais próximo à mesa das refeições. Panelas, assadeiras, facas, tábuas e utensílios diversos usados para o preparo dos alimentos, no armário e gavetas embaixo da pia/bancada. Eletroportáteis de uso diário como cafeteira e liquidificador, na bancada ou armários próximos à pia. Óleo, azeite, sal e temperos diversos usados para cozinhar, próximos ao fogão.
  • Livros, cadernos, blocos, lápis, canetas, material de escritório e papelaria em geral, no home office ou quarto, numa estante/prateleira/gaveteiros próximos à escrivaninha.
  • Toalhas de banho e rosto, papel higiênico, sabonete, creme dental, algodão e cotonetes para reposição, num armário, gaveta, caixa ou prateleira dentro, ou o mais próximo possível, do banheiro.
  • Roupas de uso frequente e uniformes, nas gavetas mais acessíveis da cômoda ou armário, deixando as gavetas de baixo e as prateleiras superiores para itens de uso esporádico ou fora de estação.
  • Roupas de cama, mesa e banho, devem seguir a mesma lógica, caso você não possua um roupeiro: Guarde cada categoria em uma gaveta específica, no cômodo onde ela será usada. (Aqui em casa, temos três quartos e em cada um deles, eu reservei uma gaveta para a respectiva roupa de cama e banho. As toalhas de mesa, jogos americanos, panos de prato e guardanapos, eu guardo nos armários da cozinha.)
  • Documentos importantes devem ser agrupados e guardados no mesmo local, subdivididos em pastas etiquetadas: apólices, certidões, certificados, comprovantes de entrega do IR, contratos, documentos pessoais originais, escrituras, histórico escolar, passaportes, termos de garantia, etc.

Itens usados com maior frequência, devem estar sempre ao alcance das mãos, dispostos nas melhores prateleiras, gavetas e suportes para que sejam acessados e guardados rapidamente. Você precisa ir testando para saber o que funciona melhor para você e sua família, a organização precisa ser prática!

Organizar é diferente de arrumar!
Quando você decide organizar alguma coisa, está buscando soluções específicas para problemas específicos, através do raciocínio lógico.
Você terá o trabalho de organizar, apenas uma vez! Arrumar, é colocar as coisas de volta aos seus respectivos lugares.
Organizar é resolver, arrumar é manter.

B. Crie rotinas de manutenção.

Agora que você já definiu o melhor lugar para cada coisa e deixou tudo arrumadinho, precisa de uma estratégia para que a bagunça não volte!

Faça uma lista de tarefas detalhada: Pegue papel e caneta e anote tudo o que precisa ser feito, dentro de cada contexto. Você, provavelmente, terá uma lista imensa, com tarefas de diferentes níveis de importância e complexidade, isso é normal. Defina prioridades e distribua as tarefas pelos dias da semana, de acordo com a sua disponibilidade de tempo e energia, é assim que você cria as suas rotinas diárias, semanais e mensais para a manutenção da organização.

Rotinas e listas de tarefas são ferramentas que funcionam como guias e melhoram a sua produtividade. Você trabalha sem sobrecarga, sabendo que tudo o que é importante e necessário será realizado, mesmo que seja um pouquinho a cada dia. Com o passar do tempo, as rotinas de manutenção estarão tão incorporadas ao cotidiano, que você as fará quase no “piloto automático”, que maravilha!

C. Faça revisão periódica.

Todo sistema de organização precisa de revisão inteligente de tempos em tempos, afinal, a vida muda e suas demandas também. O melhor sistema de organização, é aquele que se adapta às reais necessidades do seu contexto de vida atual. Casais jovens, que trabalham fora, sem filhos, moram em apartamento e contam com os serviços de uma diarista, têm necessidades diferentes de casais com filhos, onde apenas um trabalha fora, moram numa casa grande e não contam com ajuda profissional. Deu para entender?

Com o passar do tempo, a vida vai mudando, os filhos crescem, trocamos de emprego, nos aposentamos, mudamos de cidade, ficamos sozinhos… por isso, nossos sistemas de organização também precisam ser atualizados, reformulados e readaptados ao novo contexto para que continuem a funcionar de maneira eficiente.

4. Seja consistente!

“A prática leva à perfeição.” Novos hábitos precisam de tempo para serem incorporados, por isso, seja consistente! Não desista na primeira frustração ou dificuldade.

Pode ser que você esteja vivendo de maneira desorganizada há muitos anos, por isso, não será da noite para o dia que você conseguirá transformar toda uma vida e nem é essa a intenção aqui. O meu desejo ao compartilhar minhas experiências é mostrar que a organização te ajuda a conquistar uma vida mais tranquila, ao administrar as demandas com sabedoria para poder investir tempo e energia nas coisas que você julga realmente importantes, de acordo com o seu propósito.

Não caia na tentação de se comparar com ninguém. Confie no processo! Essa é a sua estrada, somente sua! Lembre-se que cada passo conta, cada pequena conquista te aproxima cada vez mais dos seus objetivos. Desfrute da caminhada, comemore cada nova etapa vencida e recomece quantas vezes for preciso, sempre!

Se você gostou desse post, deixe aqui um comentário e compartilhe com aquela pessoa que também está precisando de um empurrãozinho para começar a se organizar. Caso tenha alguma dúvida ou queira mais detalhes sobre algum ponto, terei prazer em ajudar! Fique com Deus. 💛💙

Beijo da Rê!

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Quem Sou Eu?

Olá! Eu sou a Ana Rê, autora do blog ‘Rê-Começando Bem!’ e estou aqui para ajudar você a simplificar e organizar a rotina doméstica. Assim, você faz o que precisa e ainda ganha tempo para as coisas que realmente ama. Sou uma mulher cristã, esposa, mãe e dona de casa, apaixonada pelo universo do lar e família, com mais de trinta anos de experiência.

Formada em Letras, certificada pela OZ! Organize como Personal Organizer Home e agora, escritora. Este blog é a realização de um sonho, a reunião de várias paixões em um mesmo lugar, e é dedicado especialmente a você! Obrigada por estar aqui.

Beijo da Rê.

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