Um guia passo a passo para se livrar da bagunça de uma vez por todas!
No post anterior, “COMO COMEÇAR A SE ORGANIZAR?”, vimos que a organização pode ser o primeiro passo para uma vida mais tranquila e cheia de propósito.
Agora, vamos avançar um pouquinho e aprender detalhadamente como destralhar a casa, a etapa fundamental em todo processo de organização.
Destralhar é um termo que você não vai encontrar oficialmente no dicionário da Língua Portuguesa, mas acredito não haver palavra que melhor expresse “o ato de se livrar de tralhas; se desfazer de cacarecos, bugigangas, coisas velhas, inúteis e sem valor”.
De acordo com o Dicionário Cambridge , o verbo DECLUTTER (em inglês), significa “remover de um lugar coisas que você não precisa, para torná-lo mais agradável e útil”. Certamente, o termo DESTRALHAR, que hoje já se tornou jargão oficial no mundo da organização, seja uma tradução livre desse termo em inglês.
Porém, independente da sua etimologia, o que realmente importa, é o que a palavra “DESTRALHAR” significa na prática: livrar-se de tudo o que você não precisa, não gosta, não usa, não serve ou não faz mais sentido dentro do seu contexto de vida atual!
Abra espaço para o novo!
Depois do destralhe, sua casa finalmente estará livre dos excessos, pronta para ser organizada e você experimentará uma sensação de leveza tão grande, que desejará mantê-la assim para sempre!
Pensando nisso, preparei uma Checklist para te ajudar a começar! Ela não tem a pretensão de ser definitiva, nem abrange todos os itens que uma casa possui, mas pode ser usada como um guia para te orientar durante todo o processo.
Saiba porém, que a luta pode ser grande! Eu, por exemplo, levei cerca de um ano para destralhar a minha casa toda, pois não dispunha de tempo para me dedicar exclusivamente e fazer tudo de uma vez, como naquele programa, “Ordem na casa com Marie Kondo”, (Netflix). Por isso, dividi a “guerra” contra a bagunça em batalhas menores e consegui! Tenho certeza de que você também conseguirá! Vamos lá?
COMO DESTRALHAR A CASA: O GUIA DEFINITIVO!
1. Defina previamente qual será o destino do seu descarte.
O destralhe segue tranquilo, até chegar o momento de decidir o que fazer com todos os itens que você pretende descartar. Para mim, essa foi a etapa mais difícil e cansativa de todo o processo, porque eu não queria simplesmente “jogar as minhas coisas no lixo”, por uma questão de consciência ambiental e também porque a maioria delas estava em ótimo estado.
Porém, existem algumas alternativas que oferecem um final mais “honroso” às suas coisas do que o lixo, propriamente dito: você pode doar o que estiver em boas condições para entidades assistenciais, dar de presente, vender, trocar, reciclar ou reaproveitar para outros fins. Certamente, ter em mente que o seu destralhe poderá alegrar alguém ou até render um dinheirinho extra, já dá uma animada, não é?
- Entre em contato com entidades assistenciais, sebos e brechós para saber como proceder. Que tipo de doações aceitam? Qual o horário de atendimento? Podem vir retirar ou você precisa levar?
- Pesquise por cooperativas específicas para descarte de eletrodomésticos, eletrônicos, produtos químicos, restos de materiais de construção e recicláveis em geral.
- Procure por sites de venda on-line como ENJOEI, MERCADO LIVRE e OLX, para conhecer as regras, pode valer a pena!
- Finalmente, separe caixas específicas para: “Doações”, “Presentes”, “Venda” e “Reciclagem”.
2. Defina cada etapa de acordo com o tempo disponível.
- Tem 15 minutos? Uma caixa, uma pasta, uma gaveta, uma prateleira.
- Tem 1 hora? Uma cômoda, um armário, uma estante, uma categoria.
- Tem 1 dia? Um cômodo ou um contexto (livros, brinquedos, roupas…)
- Tem 1 semana, 1 mês? Dá para fazer um “arrastão” geral e por aí vai.
Acima de tudo, nunca comece o que você não pode terminar! Destralhar demanda tempo e energia: Você precisa analisar cada item, um por um e decidir o que fazer com ele! Por isso, não tem como fazer as coisas apressadamente! Já pensou começar o dia “debulhando” um quarto inteiro, não dar conta e ter que dormir em cima da bagunça? Nem pensar!
3. Defina um roteiro e seja perseverante!
Passei quase um ano destralhando a minha casa, sem pressa, confiando no processo e desfrutando profundamente de cada etapa! Eu havia acabado de voltar para o interior, depois de nove anos morando em São Paulo e estava recomeçando uma nova vida, me readaptando a uma nova realidade e o destralhe funcionou como um catalisador de todo esse processo de mudança.
Meu objetivo era simplificar a vida, me livrar dos excessos, ter uma casa mais fácil de cuidar e assim, ter mais tempo disponível para me dedicar a novos projetos. Então, eu arregacei as mangas e fui até o fim! Sem sombra de dúvidas, foi uma aventura muito significativa em todos os sentidos, o que me trouxe grande alegria e satisfação.
Comece a destralhar a casa e descubra a liberdade de viver com menos!
Resumindo, desejo muito que você também experimente a incrível sensação de leveza e bem estar que uma casa minimizada proporciona aos seus moradores, por isso, esse post e Checklist foram preparados com todo o carinho para te incentivar a começar! Aproveite sem moderação… 🤗🥰
O ato de Destralhar vai se tornando uma tarefa cada vez mais prazerosa, à medida que se transforma num exercício consciente de desapego que abre espaço para o novo e impede que a bagunça se instale novamente!
Acredite que é possível e desfrute do processo!
Vá em frente! Dê o primeiro passo!
Comece com uma gaveta, uma prateleira e não desista!
Depois me conte se não foi a melhor coisa que você fez na vida…
💙💛 Obrigada mais uma vez por estar aqui, faço tudo pensando em você! Se gostou, achou útil, curta e compartilhe esse post com aquela pessoa que também está precisando de uma forcinha para começar a se organizar.
Se tiver alguma dúvida ou sugestão de tema, deixe aqui nos comentários, terei prazer em ajudar! Fique com Deus.
Beijo da Rê!
136