Um Deus organizado: quatro princípios de organização, descobertos na história bíblica sobre a criação do mundo.
“No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas…”
O trecho bíblico que servirá de base para este artigo está em Gênesis 1:1-2:3. Após a leitura, faremos um breve resumo da história da criação, seguindo a ordem dos acontecimentos narrados:
- Deus criou a luz.
- Depois, criou os céus, separando as águas, acima e abaixo do firmamento.
- Juntou as águas abaixo do céu num só lugar, criando os mares. A porção seca então ficou exposta, a qual chamou terra, que passou a produzir relva, ervas com sementes e árvores frutíferas.
- Criou o sol, a lua e as estrelas para iluminarem a terra e servir como sinais marcadores para dias, estações e anos.
- Para povoar as águas e o céu, Deus criou os peixes, animais marinhos, rastejadores e aves.
- Criou os animais domésticos, selváticos e répteis. Por fim, ainda no sexto dia, Deus criou o homem e a mulher, à sua própria imagem e semelhança.
- No sétimo dia, Deus terminou toda a obra da criação e descansou.
“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.”
É simplesmente incrível analisar, com um pouco mais de atenção, a história bíblica sobre a criação do mundo e encontrar, “nas entrelinhas”, princípios de organização que podemos aplicar às nossas vidas ainda hoje!
Um Deus organizado!
Acreditar que o universo veio a existir por simples obra do acaso, não me parece uma afirmação honesta. Fica evidente a existência de uma mente inteligente nos ‘bastidores’.
“Embora haja muitos fatos desconhecidos a respeito do universo, uma coisa sabemos com certeza – é um universo caracterizado pela ordem e pelo desígnio. Não é bagunçado nem caótico; é unificado e organizado.” (Eddie Cloer et al., 2001)
Sim, existe propósito e lugar bem definido para cada coisa criada no universo e enquanto essa organização for mantida, tudo funcionará perfeitamente bem!
Assim, identificamos nesta narrativa, uma sequência lógica e ordenada de eventos, quatro princípios da organização:
- Propósito – Deus tinha um propósito pré-definido: trazer ordem ao caos, criar um mundo que pudesse ser habitado.
- Planejamento – Deus fez um projeto detalhado e organizado de todo o processo: Antes de preencher a terra, céus e mares, com toda a sorte de seres viventes, Ele criou o ambiente adequado, reunindo as condições necessárias à sobrevivência de cada espécie.
- Execução – Uma a uma, todas as etapas e tarefas propostas em seu “checklist divino” foram executadas! Deus trabalhou de maneira consistente e disciplinada até finalizar todo o seu projeto.
- Recompensa – Quando Deus terminou a sua obra da criação, ficou satisfeito com o seu trabalho, viu que tudo era muito bom e enfim, descansou.
Seguindo essa mesma linha de pensamento, o nosso “universo” pessoal também necessita de organização para funcionar bem!
A nossa casa não deve ser um caos, mergulhada em escuridão, mas um refúgio seguro e tranquilo para todos os que ali vivem. Ela deve ser um antídoto contra o estresse, não a causa.
Por isso esse assunto é tão importante! A organização tem o poder de transformar o nosso lar num porto seguro para o qual retornar ao final do dia. Um lugar agradável para renovar as energias, descansar e desfrutar da companhia daqueles que amamos.
Assim, não importa se a sua casa é ricamente decorada ou possui mobília simples; se as refeições são mais elaboradas ou seguem receitas de família; se você tem ajuda profissional ou faz todo o serviço doméstico; se tem uma conta bancária abastada ou apenas equilibrada, nada disso importa!
O que realmente transforma uma casa num lar é a atmosfera de amor, segurança, ordem e paz que a envolve.
Organização: por onde começar?
Mas como organizar a vida pessoal, familiar e os cuidados com a casa, a fim de que tudo flua de maneira mais leve e harmônica?
Voltando à história bíblica, antes da intervenção e organização divina, o universo era um caos e a terra estava mergulhada em escuridão, sem forma e vazia.
Muitas vezes, também nos sentimos assim, não é? Sobrecarregadas pelas demandas da vida, frustradas e perdidas, sem saber ao certo que caminho seguir ou por onde começar.
Mas, anime-se! Pois, reconhecer que algo precisa ser feito é o primeiro passo rumo à mudança, a uma vida mais organizada.
Portanto, para começar, você precisará dedicar um tempo especial, quem sabe um final de semana, para o seu planejamento: pensar, refletir, esclarecer e definir com calma o que pretende fazer.
Então, vamos lá! Prepare uma deliciosa xícara de chá ou café, pegue um caderno ou agenda e comece:
- Defina o seu propósito. O que você deseja? Anote os objetivos específicos para cada área da vida que deseja organizar. Isso direcionará suas ações e ajudará a manter o foco e a motivação.
- Faça um planejamento detalhado para cada etapa do processo. Crie uma lista com todas as tarefas necessárias, organizando depois por contextos e subdividindo em tarefas menores.
- Hora de executar! Trabalhe em cada tarefa de maneira consistente e disciplinada, até alcançar cada um dos seus objetivos. Se falhar em algum ponto, não desanime! “Retrace a rota” e recomece!
- Lembre-se de descansar regularmente e comemorar cada pequena vitória! Você está fazendo um excelente trabalho!
Parece simples? Estamos acostumados a complicar demais as coisas: Simplifique! Simplifique!
Esses quatro princípios podem ser aplicados em qualquer processo de organização.
Considero um privilégio ter acesso à Palavra de Deus e poder desfrutar dessa fonte inesgotável de sabedoria e conhecimento!
Ter “Um Deus Organizado” como inspiração para organizar a vida, é uma excelente maneira de começar, concorda?
Chegou o momento de colocar em prática esses quatro princípios e conquistar uma vida mais organizada!
Porém, antes de concluir, leia abaixo dois artigos que podem te auxiliar! Neles, eu explico com mais detalhes os primeiros passos nesta jornada incrível, é só clicar!
“COMO COMEÇAR A SE ORGANIZAR!”
“CRONOGRAMA DE LIMPEZA SEMANAL”
Caso ainda tenha alguma dúvida, conte comigo, terei prazer em ajudar! Fique com Deus.
Beijo da Rê!
52
11 comentários em “UM DEUS ORGANIZADO!”
OI RE
SOU PERSONAL ORGANIZER,
A TEMPO TENHO BUSCADO DO SENHOR PALAVRAS DIRECIONADA A MULHERES SOBRE ESTE ASSUNTO.
AMEI SEU BLOG
Oi, Claudia! Que bom que gostou! Espero ter a sua companhia nesta jornada. Obrigada e beijo da Rê!
Pingback: Rê-Começando Bem! » Organização da Primavera!
Eu hoje estou com 50 anos , saí de um casamento de 20 anos, 04 anos separada com dois filhos com 23 e o outro com 17 anos não me preparei pra vida ão longo desses anos como uma profissão hoje trabalho como cuidadora de idosos, pela misericórdia não recebo o que gostaria de receber o dinheiro pelo preço que dei trabalho insatisfeita não posso sai de lá pq?? Não aparece outro minha situação financeira e um caos , tento organizar o máximo possível orando pedindo a Deus sabedoria
Olá, Sueli. Obrigada por estar aqui. Continue firme no propósito de reorganizar a sua vida, você vai conseguir! Mantenha a calma enquanto começa a dar os primeiros passos nessa direção. Pode parecer impossível, mas a vida que você deseja, pode ser conquistada! Vai levar algum tempo, esforço e dedicação, não desista! O trabalho que você faz, cuidar de idosos, é muito importante e necessário, é um exercício de amor. Continue fazendo o melhor que puder, mas ao mesmo tempo, busque alternativas, pense em outras opções, a fim de que você consiga trabalhar com o que realmente ama. Deus há de te orientar e capacitar. Conte também comigo nesta jornada! Beijos!
O que posso dizer deste post é que amei de verdade! E por coincidência estava conversando com minha filha sobre esse assunto, então ela terá ótimas reflexões aqui…
Obrigada! Sim, caminharemos juntas, um passo por vez. Beijos!
Parabéns boneca- amei seu blog e vou acompanhar. Beijos no seu coração de ouro!
Obrigada, querida! Que delícia ter você aqui! Beijos…
Muito bem colocado sobre o princípio da organização!
Servir a Deus nas pequenas coisas para termos ânimo e disposição nas grandes obras.
Vou acompanhar seu blog.
Obrigada por este post , Deus abençoe sua obra.
Que bom que gostou! Será um prazer ter a sua companhia nesta jornada…Obrigada pelo carinho e incentivo, beijos!