Você já pensou em transformar uma tarefa cotidiana em um momento mais prazeroso? Neste artigo, compartilho dicas práticas e inspiradoras para tornar o ritual de lavar a louça uma atividade mais agradável, ajudando a criar um ambiente doméstico mais harmonioso e repleto de gratidão.
Confesso, lavar a louça não é a minha atividade preferida! É um trabalho entediante, especialmente quando todas as refeições são feitas em casa: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar… Haja motivação!
A praticidade de uma lava-louças e a divisão de tarefas entre os familiares trazem um certo alívio, mas, no final das contas, a maioria do trabalho acaba mesmo nas mãos das donas de casa e parece não ter fim!
Reclamar não ajuda em nada, pelo contrário, torna o serviço ainda mais enfadonho e cria uma atmosfera desagradável no lar. Não queremos viver assim, não é?
Se lavar a louça faz parte da rotina de uma casa e vai continuar fazendo, não seria inteligente encarar o fato com uma atitude mental mais positiva e transformar o trivial num ritual mais prazeroso?
Transformando a Rotina
“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens.”
(Colossenses 3:23)
Esse versículo bíblico está dentro de um contexto maior, onde o apóstolo Paulo, numa carta à igreja em Colossos, discorre sobre virtudes a serem cultivadas e os deveres da família. É incrível como tudo muda quando você muda sua maneira de pensar!
Meditando nisso, tenho procurado não reclamar e encarar as tarefas domésticas como uma atitude de amor e serviço a Deus e à minha família. Ao mesmo tempo, procuro descobrir maneiras de tornar o processo um pouco mais prazeroso e até divertido! Quer experimentar?
Pratique o Mindfulness
Desligue-se de tudo e concentre-se exclusivamente na atividade em si: sinta a água, a temperatura, a espuma, o aroma, os movimentos, a sensação de limpeza, a postura do seu corpo, a sua respiração. Manter a atenção plena no que está fazendo no momento, além de deixar a pia limpa, também acalma a sua mente e reduz o nível de estresse.
Dedique-se à Oração
Aproveite o silêncio dos momentos a sós para falar com Deus, abrir seu coração, desabafar, meditar e agradecer. (Já derramei muitas lágrimas de alegria, tristeza e saudade sobre pratos, talheres e copos ensaboados…)
Cultive o Diálogo
Tem companhia? Que tal colocar o papo em dia, contar as novidades, dar risadas, fazer planos? Ótima oportunidade para envolver as crianças também!
Divirta-se!
Crie playlists no celular com suas músicas preferidas, podcasts, audiolivros, vídeos e palestras inspiradoras. Vai faltar louça para tanta opção!
Crie Desafios
Use um timer ou o cronômetro do celular e defina um tempo específico para terminar a tarefa. Bata seu próprio recorde!
Reconheça as Bênçãos
Lembre-se que, apesar de ser considerado um dos trabalhos mais desagradáveis de uma casa, o ato de lavar a louça está profundamente ligado à nossa saúde e bem-estar. Além de incluir o cuidado com a alimentação e higiene, também proporciona um ambiente mais organizado e aconchegante para toda a família, afinal, a cozinha é o coração da casa!
Acima de tudo, significa que você tem um lar, saúde, alimento e companhia. Quando você abre a torneira e tem água corrente, quando estende os braços e sente suas mãos saudáveis, você se dá conta do quão abençoado é. Acredite, você possui mais do que muitas pessoas no mundo. Valorize essas pequenas grandes bênçãos, pois elas são os verdadeiros tesouros da vida.
Sim, existem bênçãos escondidas nas coisas mais simples do cotidiano para aqueles que prestam atenção e desenvolvem um olhar sensível.
Por isso, ao enfrentar a tarefa de lavar a louça, lembre-se de apreciar os pequenos momentos e as oportunidades de gratidão que ela oferece. Da próxima vez que você se encontrar diante da pia, respire profundamente, sinta a água em suas mãos e, com gratidão no coração, diga baixinho, ‘Obrigada pela oportunidade de servir a minha família!“
Encontre beleza e propósito em cada gesto, transformando até mesmo as tarefas mais rotineiras em momentos de reflexão e alegria.
Se você também tem alguma outra dica bacana para tornar esse momento mais prazeroso e divertido, compartilhe nos comentários, eu vou amar!
Beijo da Rê!
212
2 comentários em “LAVAR A LOUÇA: UM RITUAL DE GRATIDÃO.”
Boa noite!
Cozinhar para mim é uma distração, um hobby. Fazer algumas receitas mais elaboradas ou segundo a minha filha, uma “releitura” de alguns pratos, é muito divertido.
Mas quando chega a hora de lavar a louça, é um problema, principalmente porque utilizo quase tudo que está disponível na cozinha kkkkkkk.
É possível notar aquela expressão de pânico quando meus filhos perguntam: “Quem fez o jantar?”
Vou continuar cozinhando, mas prometo utilizar a menor quantidade de louças possível, na esperança que eles entendam que à minha maneira, também estou contribuindo com o bem-estar deles.
Isso mesmo, trabalho em equipe! Com certeza, lavar a louça depois de uma deliciosa refeição, preparada com todo o carinho, vale a pena! kkkkk
Boa noite! Bjs.