Um texto para você se inspirar!
Hoje, compartilho com você um texto leve e inspirador: “Casa Arrumada“, de Lena Gino.
Estou até pensando em imprimir, colocar em uma moldura bonita e enfeitar um cantinho aqui de casa, para sempre lembrar que é bom ter uma casa limpa e arrumada, mas que isso só tem valor quando há aconchego, alegria e vida dentro dos seus cômodos.
Casa Arrumada
(Lena Gino)
Casa arrumada é assim: Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz. Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas... Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar. Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha? Tapete sem fio puxado? Mesa sem marca de copo? Tá na cara que é casa sem festa. E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde. Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda. A que está sempre pronta pros amigos, filhos... Netos, pros vizinhos... E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente. Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela... E reconhecer nela o seu lugar.
Versões para imprimir
A leveza de uma casa com vida!
Estamos em julho, e muitas famílias aproveitam o período das férias escolares para viajar ou curtir os filhos em casa. Por isso, não desperdice a oportunidade de viver momentos agradáveis, criar memórias, desacelerar e recarregar as energias!
Organizar a vida é definir prioridades, aproveitar as oportunidades e, na maioria das vezes, isso também significa fazer menos! Então, faça menos, viva mais!
Esse texto nos lembra que uma casa deve refletir a vida que acontece dentro dela. Uma casa com vida é um lugar onde as imperfeições são sinais de alegria e convivência, onde cada arranhão no piso e cada marca na mesa conta uma história de momentos bem vividos.
Viva a vida dentro de casa.
Espero que esse lindo texto em forma de prosa poética te inspire a arrumar a casa com todo o carinho, renovando a vida que acontece dentro dela. Lembre-se de que a verdadeira beleza de um lar não está na perfeição, mas na atmosfera de amor, alegria e paz que ele abriga.
Então, se você também gostou dessa reflexão, não deixe de explorar mais conteúdos inspiradores aqui no blog!
Além disso, compartilhe suas próprias histórias e dicas nos comentários, e siga-me nas redes sociais para continuar essa jornada de viver a vida de maneira mais leve e significativa. Vamos juntos criar um ambiente onde o coração se sente em casa!
Beijo da Rê!
(Nota: O poema “Casa Arrumada”, frequentemente atribuído a Carlos Drummond de Andrade, na verdade foi escrito por Lena Gino. A confusão em torno da autoria é bastante comum, mas diversas fontes confirmam que a autoria é de Lena Gino, e não do famoso poeta brasileiro.)
119