Conheci o Sistema FlyLady cerca de dez anos atrás, em uma das minhas buscas na internet por dicas de organização. Os ensinamentos da americana Marla Cilley, criadora do método, me conquistaram imediatamente!
Resumidamente, é um sistema de organização pessoal que consiste na prática contínua de pequenos hábitos diários que, em conjunto, se transformam em rotinas.
O método possui ideias muito interessantes, entre elas, o de que “Você pode fazer qualquer coisa por 15 minutos!”, basta definir um cronômetro, organizar algo por 15 minutos e parar quando o cronômetro desligar.
Outra sugestão é dividir a casa em cinco zonas (zona 1: entrada, varanda e sala de jantar; zona 2: cozinha e despensa; zona 3: banheiro social e um cômodo extra; zona 4: quarto principal/suíte; zona 5: sala de estar/TV, escritório) e escolher apenas uma para fazer uma limpeza mais detalhada a cada semana.
O Sistema FlyLady é realmente muito simples e pode ser construído em camadas, um hábito por vez e de forma personalizada, dedicando-se apenas alguns minutos por dia.
Foi assim que, devagarinho, comecei a praticar cada um dos hábitos sugeridos, adaptando-os à minha realidade e criei minhas próprias rotinas e um plano semanal básico de organização da casa, que sigo até hoje!
Organização é uma questão de hábito. E eu, que já me considerava uma dona de casa organizada, descobri que sempre é possível melhorar!
Aos poucos, os novos hábitos e rotinas se estabelecem e cuidar da casa fica muito mais fácil! Você se sente menos cansada e tem mais tempo livre – isso é qualidade de vida. O Sistema FlyLady realmente funciona!
Sempre serei grata à Marla Cilley por esse projeto tão maravilhoso que, há anos, tem ajudado milhares de mulheres no mundo todo a cuidarem melhor de suas casas, de suas famílias e de si mesmas!
Conhecendo o “Sistema FlyLady”
- F.L.Y.: Finally Loving Yourself – Finalmente amando a si mesma!
- Lady: Senhora distinta; Mulher de posição social elevada.
- FlyLady é sobre você, não sobre a casa!
“Quero que você tenha o que tenho: paz de espírito, orgulho da minha casa e paixão pela vida.”
Desenvolvido pela americana Marla Cilley, o Sistema FlyLady consiste numa metodologia de organização pessoal e doméstica, aliada a percepções sobre a vida, saúde e amor, de maneira que tudo flua com mais eficiência, harmonia e tranquilidade.
É um sistema que funciona para qualquer pessoa! Não importa se você trabalha fora, fica em casa com os filhos, já se aposentou ou é uma mistura de tudo isso, FlyLady te ajudará a estabelecer rotinas e construir um plano semanal básico de cuidados com a casa, sem esquecer-se de si mesma.
Como começar no sistema FlyLady
1. Acesse o site oficial
O site FlyLady.net está em inglês, mas você pode traduzir a página automaticamente, clicando sobre ela com o botão direito do mouse e selecionando “Traduzir para o português”.
2. Cadastre-se no grupo de e-mail
Na página inicial do site, clique em “Getting Started/Começando”: você será redirecionada à página com os primeiros passos para começar no sistema. Cadastre-se no grupo de e-mail FlyLady, para receber instruções, lembretes diários, inspirações, depoimentos, missões e muito mais!
Importante: Não se assuste com a quantidade de e-mails que receberá num mesmo dia! Eles irão ajudá-la a aprender a voar. Não se sinta sobrecarregada, nem obrigada a ler todos os e-mails: fique à vontade para excluir aqueles para os quais ainda não esteja pronta. Quando achar conveniente, eles ainda estarão lá esperando por você. E o mais importante, lembre-se que não é uma competição! Você não precisa alcançar ninguém, ok? Vá no seu próprio ritmo!
3. Leia as “Lições de Voo”: FLYing Lessons
Agora, leia calmamente cada uma das “Lições de Voo” para ir se familiarizando com o conteúdo prático do Sistema FlyLady (Para facilitar, deixei linkado abaixo todas as lições). Não fique tentada a desistir quando for exposta às novas informações (pois serão muitas) ou a avançar rapidamente “queimando” as etapas do processo – apenas comece onde você está, siga um passo por vez e não desista! A construção de novos hábitos pode ser desafiadora no início, mas com dedicação, consistência e paciência, você conseguirá!
- Junte-se a Flylady
- Dê brilho à sua pia da cozinha
- Calce seus sapatos
- Passos de bebê
- Destralhe 15 minutos por dia
- Faça pausas regulares
- Os 11 mandamentos da FlyLady
- Exemplos de rotinas FlyLady
- Diário de Controle (Control Journal)
- Como destralhar
- Dividindo sua casa por zonas
- Dicas para não se desviar
- Dicas de mudança
- Maratona de limpeza de emergência
- Planejamento de férias
- Preparação para Evacuação
- Organizando o ambiente de trabalho
4. Comece a dar os primeiros passos: BabySteps
Agora você é, oficialmente, uma FlyBaby e está pronta para começar o seu primeiro mês no sistema FlyLady, seguindo os “31 BabySteps“, um dos principais conceitos para colocar sua casa e sua vida em ordem!
“Sua casa não ficou suja em um dia e também não ficará limpa em um dia. Você tem vivido na desordem e no caos por muitos anos; você não vai deixar sua casa limpa em um dia. Eu não quero que você sinta que falhou completamente. É por isso que ensino você a dar “passos de bebê”. Se você tentar fazer tudo de uma vez, ficará com raiva de mim, porque será como qualquer outro método de “organização” que você já tentou. Eu quero que você vá com calma, leve o tempo que precisar. À medida que estabelece um hábito, você facilmente será capaz de adicionar outro às suas rotinas.” Marla Cilley
Então, quais são as regras para os BabySteps?
Estabeleça pequenas rotinas primeiro e somente depois trabalhe para adicionar mais itens. Não tente fazer uma rotina completa logo no primeiro dia. As rotinas da FlyLady são apenas um exemplo para ajudá-la a desenvolver as suas próprias. Defina apenas três tarefas para a rotina da manhã e três para a rotina da noite, para começar.
Consistência é a chave! Hábitos não mudam da noite para o dia! É preciso dedicar tempo e persistência até que se tornem automáticos, sejam uma parte de você.
Não tenha pressa e desfrute do processo. Não tente fazer tudo de uma vez, por mais animada que esteja. Vale a pena ir devagar. E se você falhar algum dia, o que é totalmente natural, apenas volte e continue de onde parou, fazendo os BabySteps. É a prática que faz o sistema funcionar, leve o tempo que precisar.
“Vale a pena o esforço extra para ir devagar. Eu sei que não é da nossa natureza caminhar pesadamente. Queremos o que queremos e queremos agora. Você vai ter que aquietar essa voz em sua cabeça e adquirir um hábito de cada vez. A consistência tem suas recompensas.” – Marla Cilley –
Confira abaixo os BabySteps para o seu primeiro mês no sistema FlyLady
(Acesse o site para ver detalhes e explicações sobre cada BabyStep)
- Babystep 1 – Brilhe a sua pia
- Babystep 2 – Vista-se completamente
- Babystep 3 – Repita o que fez ontem
- Babystep 4 – Comece o seu Control Journal (Diário/Agenda)
- Babystep 5 – Neutralize as vozes negativas e o perfeccionismo
- Babystep 6 – Elimine um Hot Spot
- Babystep 7 – Separe suas roupas para o dia seguinte
- Babystep 8 – Escreva sua Rotina Matinal e Noturna
- Babystep 9 – Destralhe um cômodo por 5 minutos
- Babystep 10 – Você pode fazer qualquer coisa por 15 minutos
- Babystep 11 – Adicione uma página de inspiração ao seu Diário
- Babystep 12 – Apague e-mails/mensagens antigas
- Babystep 13 – Cumpra a “Missão do Dia”
- Babystep 14 – Organize a sua agenda
- Babystep 15 – Arrume sua cama ao acordar
- Babystep 16 – Aprenda com outras FlyLadies
- Babystep 17 – Durma num horário decente
- Babystep 18 – Leia os 11 Mandamentos da FlyLady
- Babystep 19 – Leia ou dê um testemunho
- Babystep 20 – Inclua a lavanderia nas suas rotinas
- Babystep 21 – Tire suas dúvidas
- Babystep 22 – Control Journal – Tenha e use!
- Babystep 23 – Escreva sua Rotina Vespertina
- Babystep 24 – Limpeza rápida do banheiro diariamente
- Babystep 25 – Compreenda como se desenvolvem as rotinas
- Babystep 26 – Você não está atrasada!
- Babystep 27 – Você já sabe o que vai jantar?
- Babystep 28 – Cuide de si mesma
- Babystep 29 – Cumpra a missão “Mimo da Semana”
- Babystep 30 – Verifique sua agenda para o próximo mês
- Babystep 31 – Parabéns! Estamos muito orgulhosas de você!
5. Comece o seu “Control Journal“
Construa o seu “Control Journal”: uma espécie de diário, agenda, fichário, um manual pessoal de controle da casa para listar, anotar e controlar suas rotinas e tudo que envolva a organização e administração do seu lar: planejamento financeiro, datas importantes, compromissos médicos e escolares, agendamentos e projetos. É um processo que leva tempo, não se sinta sobrecarregada! Comece usando o que você já tem em casa, um simples caderno ou fichário e vá adicionando páginas até ficar completo.
6. Siga a FlyLady nas redes sociais (Todas em inglês)
Nunca é tarde para recomeçar!
Talvez você pense que depois de tantos anos fazendo as coisas do mesmo jeito, seja impossível se adaptar a um novo método de organização pessoal. Não é verdade!
Eu ainda aplico no meu dia a dia, lições que aprendi com a minha mãe e mantenho algumas técnicas que eu mesma desenvolvi ao longo dos meus quase 30 anos como dona de casa, mas muita coisa mudou, e para melhor, desde que conheci o Sistema Flylady!
Aproveite a oportunidade para transformar a sua vida! Mantenha a mente aberta para novos aprendizados e coloque em prática as técnicas que, comprovadamente, te permitirão construir uma rotina muito mais tranquila. Acredite, é mais simples do que parece!
Dica bônus!
Como mencionei no início, todos os links disponibilizados aqui redirecionam ao site oficial do Sistema FlyLady que está disponível apenas em inglês.
Se, mesmo traduzindo a página automaticamente, você ainda sentir alguma dificuldade para entender o processo, entre em contato comigo que terei prazer em ajudar.
Sugiro também, seguir o perfil da Vivi FlyLady, no Instagram. Ela é super simpática e tem uma didática excelente que, literalmente, te pega pela mão e caminha ao seu lado, até que você consiga “voar” sozinha! Ela explica o método tim-tim por tim-tim, e o mais importante, mantém-se fiel ao conteúdo original!
No próximo post tem mais…
Espero que você tenha gostado desta introdução ao Sistema FlyLady e se disponha a conhecê-lo melhor. Na minha opinião, é o melhor método para organizar a rotina doméstica! (Thanks, Marla!)
Deixe seu comentário ou dúvida e continue por aqui – estou preparando mais conteúdo para te ajudar a voar e também ser uma FlyLady!
Fique com Deus. Beijo da Rê!
25
2 comentários em “Sistema FlyLady: O que é e como começar”
Bom dia Ana!
Fico muito feliz em encontrar FLYBabies compartilhando o sucesso do Sistema FLY Lady, sinta-se à vontade de conhecer meu cantinho!
Sigo o Sistema desde 2005 e quero compartilhar meus 20 anos de Sistema FLYLady encontrando o máximo de seguidoras possível!!
Boa noite, Roseli! Muito obrigada pelo seu comentário e convite. Sim, o sistema FlyLady é maravilhoso e tem ajudado mulheres no mundo inteiro, unindo-nos no mesmo propósito, cuidar da casa sem descuidar de si mesma. Beijo da Rê!