Cada etapa da vida exigirá uma nova versão sua. Uma analogia entre as estações do ano, suas principais caraterísticas e as fases da vida.
Quando lemos os evangelhos, notamos que Jesus dedicava grande parte do seu tempo ao ensino dos discípulos. Como um verdadeiro “Mestre”, em toda a sua sabedoria, utilizava várias técnicas para explicar, ilustrar e fixar esses ensinamentos, tais como histórias, parábolas, comparações e associações. Repetidamente, fazia referência às coisas simples do cotidiano e convidava seus seguidores a observar a natureza.
Inspirada por suas palavras, sempre que possível, costumo fazer uma pausa em meio à correria do dia a dia para respirar e observar o céu, a chuva, os pássaros, as flores e as mudanças no clima. Aprecio muito esses momentos, pois ajudam a descansar a mente, conduzem à contemplação e me fazem sentir mais próxima de Deus.
Acredito que a natureza tem muito a nos ensinar porque ela é um reflexo da sabedoria, criatividade, beleza e poder do seu Criador! Quantos segredos maravilhosos ela revela, como se o “DNA” de Deus estivesse impresso em tudo o que Ele criou!
A natureza é sábia, vibrante e dinâmica, está sempre em transformação! Durante o período de um ano, passamos por quatro estações climáticas distintas, PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO E INVERNO, distribuídas em 04 ciclos de 90 dias, com características próprias de temperatura, umidade e intensidade dos ventos.
Estamos no inverno e mesmo morando no interior, onde o clima é predominantemente quente, já é possível perceber algumas mudanças por aqui, como a incidência da luz do sol, aumento dos ventos, diminuição da temperatura e umidade, além do florescimento de algumas plantas.
As estações da vida!
Pensando nessas mudanças cíclicas da natureza, tracei um paralelo entre as estações do ano, suas principais características e as fases da nossa vida, fazendo a seguinte analogia:
Primavera/ Juventude | Temperatura amena, desabrochar das flores, explosão de cores e perfumes, beleza, frescor, leveza, conquista, renascimento. |
Verão/ Maturidade | Temperatura alta, movimento, crescimento, expansão, energia, força, vitalidade, construção. |
Outono/ Meia-idade | Temperatura média, ventos fortes, árvores abrindo mão das folhas para poupar energia, novas cores, colheita, realização, transição. |
Inverno/ Velhice | Temperatura baixa, noites longas, secura, falta de cor, recolhimento, repouso, revelação, essência. |
A imagem acima, ilustra perfeitamente a ideia que desejo compartilhar aqui: Árvores que se transformam à medida que o tempo passa e as estações mudam, mas que preservam toda a sua essência e beleza.
A vida é um ciclo contínuo que passa por várias fases.
No meu caso, aos 54 anos, estaria vivendo o outono… Chega a ser poético, não é? E analisando com um pouco mais de sensibilidade, devo concordar que a comparação sugerida faz muito sentido! Deixei ir algumas folhas, adquiri novas cores e tenho colhido novos frutos. A jornada da vida tem sido uma experiência incrível!
Em que estação da vida você está? Que tipo de árvore você é?
“… é como árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.” (Jeremias 17:8)
“… é como árvore plantada junto à corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto faz será bem-sucedido.” (Salmos 1:3)
Espiritualmente falando, toda pessoa que recebe a semente da Palavra de Deus e permite que ela germine e cresça em seu coração, pode ser considerada essa árvore, cuidadosamente escolhida e plantada num lugar perfeito pelo próprio Deus!
Somos árvores muito especiais que florescem em qualquer estação!
“O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto.”
(Salmos 92:12-15)
“O justo florescerá como a palmeira…”
- Podem chegar a mais de 30 metros de altura.
- Produzem frutos por até 200 anos.
- Possuem raízes fortes e profundas que atingem até 300 metros, chegando ao lençol freático.
- Crescem no deserto, suportam ventanias e tempestades.
- Têm frutos abundantes, cada cacho pode produzir mais de 200 tâmaras.
- Frutos, tronco, folhas e até raízes, podem ser utilizados.
- Se reproduzem com uma só semente. Quando há pelo menos 30 palmeiras próximas umas das outras, ervas brotam e com o tempo se forma um OÁSIS.
- Não aceitam enxertos.
- Símbolos de beleza e triunfo.
- Florescem e frutificam numerosas vezes, em abundância, o ano inteiro, em todas as estações.
- São imponentes, visíveis a longas distâncias.
- Mantêm seus frutos preservados dos predadores.
- Não resistem ao frio intenso.
“… crescerá como o cedro no Líbano.”
- Pode chegar a 40 metros de altura.
- Nos três primeiros anos de vida, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto na superfície, a planta mede cerca de cinco centímetros.
- Somente a partir do quarto ano é que a árvore começa a crescer.
- É muito resistente, suas raízes são profundas e atingem os lençóis freáticos, por isso, não depende da chuva.
- Quando suas raízes profundas encontram a rocha, ao invés de pararem de crescer, elas a envolvem completamente, tornando-se assim ainda mais firmes.
Pausa para um longo suspiro! Com certeza, uma das mais belas passagens da Bíblia!
“O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto.”
(Salmos 92:12-15)
Agora podemos entender um pouco melhor, porque Jesus convidava seus seguidores a “observar a natureza” e gostava de ilustrar muitos dos seus ensinamentos utilizando figuras de linguagem. Você concorda que, depois de analisar essas duas comparações, consegue assimilar com maior profundidade o real significado da mensagem?
Esse versículo bíblico tão lindo, revela o quanto somos especiais, que nossa vida tem um propósito e que existe potencial em nós para continuar florescendo, independente das circunstâncias da vida e da passagem do tempo!
Cada estação da vida tem o seu encanto, que no devido tempo, floresce!
Primavera/ Juventude | Oferecemos a flor da beleza, da alegria, da vitalidade, da força, da conquista, da paixão por um ideal. |
Verão/ Maturidade | Oferecemos a flor do trabalho, do esforço, da iniciativa, da coragem, da construção, da liderança. |
Outono/ Meia-idade | Oferecemos a flor do discernimento, do equilíbrio, da segurança, da realização, do aconselhamento. |
Inverno/ Velhice | Oferecemos a flor da sabedoria, da experiência, do exemplo, da fidelidade, da direção. |
Portanto, não importa a estação, sempre teremos algo de bom a oferecer: Nossas flores enfeitam, perfumam e atraem, nossos galhos sustentam, elevam e protegem, nossos frutos alimentam, fortalecem e curam, nossas folhas oferecem sombra, abrigo e descanso. Seremos benção para todos os que se aproximam! Uma árvore não se alimenta do seu próprio fruto, ela oferece, entrega, doa!
Como já mencionei anteriormente, estou vivendo o outono da minha vida! O frescor da juventude ficou para trás, mas não há o que lamentar, pois a maturidade tem revelado e feito renascer em mim novas flores, diferentes frutos e isso ainda me encanta!
A natureza é sábia e nela tudo tem o seu tempo! Não sei em qual estação da vida você se encontra, mas cada uma delas exigirá uma nova versão sua! Sempre haverá perdas e ganhos, ciclos de adaptação, aprendizados e recomeços. Procure entender e aceitar essas mudanças com naturalidade e assim, descobrir o prazer de viver cada dia em toda a sua plenitude!
Existe uma frase que diz “Floresça onde Deus te plantou!” e me parece um bom conselho para encerrar esse artigo.
Lembre-se de manter suas raízes firmes e profundas, deixe ir o velho, receba o novo! Abrace as mudanças, adapte-se, troque suas folhas, mude suas cores, descubra novos frutos, recomece!
Concentre sua atenção no momento presente e ofereça as flores da sua própria estação! É isso o que Deus espera de nós, aquilo que podemos dar!
Se você é jovem, viva intensamente! Aproveite todas as oportunidades para crescer e se desenvolver. Use seu tempo e energia para ir atrás dos seus sonhos, aprender, conquistar e construir uma vida plena em todos os aspectos: físico, mental e espiritual!
Se os seus cabelos já começaram a branquear, você é uma pessoa privilegiada, chegou longe! Medo, insegurança e ansiedade ficam cada vez menores, à medida que você avança na jornada. Sua bagagem está mais leve, você tem aprendido a se livrar de tudo o que não contribui para o seu crescimento, e isso é libertador não é?
Cada estação tem a sua flor e cada flor tem o seu encanto. Seja na flor da idade ou na velhice, sempre será você, a sua essência, em todo o seu esplendor, então, floresça!
Espero que tenha gostado deste artigo! Curta 💙, compartilhe e deixe o seu perfume em forma de comentário! 🌼🌷🌻 Obrigada!
Fique com Deus. Beijo da Rê!
128
4 comentários em “Florescendo em qualquer estação”
Amei vou pregar no dia do idoso
Bom dia, Maguidala! Fico muito feliz! Que seja um momento abençoado. Deus tem planos para as nossas vidas. Com Ele, mesmo na velhice, é possível florescer: e isso é maravilhoso! Beijo da Rê.
Amei esse artigo,
Que Deus continue lhe abençoando 🙏
Oi, Marlene! Fico muito feliz em saber que você gostou do post! Sua opinião é muito importante para mim. Continue por aqui para mais conteúdos inspiradores como esse. Obrigada pelo apoio! Beijo da Rê.